Tem idade legal para o consumo de bebidas alcóolicas?

SIMNÃO

Carrinho

Sem terra nem adegas, por montanhas e vales em busca das melhores uvas em cada uma das regiões vinícolas de Portugal.

Procuramos o mais dedicado dos produtores e o maior amor para as uvas. Aprendemos com eles e, juntos, combinamos o nosso modern know-how, tecnologia e design. São estas características dos portugueses que representam o carácter dos nossos vinhos.

Casca Wines é um projeto de enólogos e especialistas em vinho que decidiram criar uma marca de vinho português de alta qualidade. Um projeto que só trabalha com as melhores uvas e tenta renovar a cultura única de Portugal na criação de vinhos.

Tudo começou na micro-região de Colares. Na serra de Sintra, o ponto mais occidental da Europa continental, onde grandes produtores de vinho foram desafiados pelos ventos atlânticos por mais de 900 anos. Hélder Cunha decidiu produzir vinhos verdadeiramente únicos, unindo história com qualidade.

Hélder Cunha

Pensou que ia ser médico, mas quis a vida que seguisse engenharia agro-industrial e que a enologia viesse a fazer parte dos seus dias. Já lá vão 20 anos.

Hoje, olhando para trás, não trocaria o seu percurso por nenhum outro.

Haverá melhor do que percorrer o país de lés-a-lés em busca dos melhores viticultores, das melhores uvas e dos melhores terroirs?

E poder juntar a rusticidade da terra à modernidade enológica? É este o projeto de Hélder Cunha.

Foi durante uma vindima nos EUA, em 2000, na Kent Rasmussen Winery, em Napa Valley – Califórnia, que a ideia de criar a Casca Wines começou a desenhar-se: fazer vinho excelente mesmo não possuindo terras ou adegas.

CEO, Founder e Enólogo

Trabalhou com Rui Reboredo Madeira e com Anselmo Mendes geriu a enologia da Borges durante 5 vindimas – o que lhe valeu a medalha Grand d’Or do Concours Mondial de Bruxelles -, até que resolveu dar o salto.

Em 2008 criou a Casca Wines com um objectivo:

Produzir vinhos de alta qualidade em Portugal e dá-los a conhecer ao mundo.

O primeiro passo foi dado em Colares, onde há mais de 900 anos as vinhas desafiam os ventos atlânticos e onde Hélder Cunha junta história e modernidade. Mas este foi só o ponto de partida, porque a vontade de fazer mais e melhor levou-o a querer percorrer o país.

É o que faz desde então, de forma a conhecer de perto cada pedaço de terra onde produz vinho e saber ao pormenor como trabalha cada produtor, reconhecendo-o sempre como alguém que conhece a sua terra como ninguém.

Hoje, Hélder Cunha continua Juiz convidado do International Wine Challenge e tem mais de 50 referências, que vão do Minho ao Alentejo passando por Lisboa, Douro, Bairrada, Dão, Beira Interior, Tejo e Setúbal.

É neste contexto que a sustentabilidade faz parte da linha condutora daquilo que é o seu trabalho, sendo das vinhas biológicas da Beira Interior que saem alguns dos vinhos naturais de enólogo.

“O objetivo de Hélder Cunha será sempre procurar o melhor do melhor e fazer vinhos que nos ficam na memória para sempre e pelas melhores razões…”

Enologia

Cada passo na produção de um vinho se relaciona: desde a plantação, o terroir, vindima até ao engarrafamento. O resultado deste estudo e dos vários processos vai condicionar o caráter do vinho.

Texto de recuperação de compra

Continuar